21ª Sessão Ordinária de 2023

por André Silva dos Reis publicado 06/07/2023 16h31, última modificação 06/07/2023 16h31

Na sessão ordinária realizada em 03 de julho de 2023, na Câmara Municipal de Califórnia, sob a presidência do vereador Carlos Eduardo Krupniski Gasparetto, foram discutidos e votados diversos assuntos de interesse público. O vereador Artur estava ausente, enquanto os demais vereadores marcaram presença.

A sessão foi aberta com uma leitura de um texto bíblico feita pela vereadora Geisa, seguida pela oração do Pai Nosso. A ata da sessão anterior foi aprovada sem retificações. Em relação às correspondências recebidas, foram mencionados os Ofícios nº 336, 337, 340 e 341/2023 do Executivo Municipal, bem como um convite para a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Califórnia e a Indicação nº 19/2023, de autoria do vereador Paulo.

Na Ordem do Dia, foram discutidos e aprovados por unanimidade de votos, através do voto nominal, os seguintes Projetos de Lei em primeira discussão e votação:

1. Projeto de Lei nº 36/2023: Autoriza o Executivo Municipal a efetuar a abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento para 2023 do Município de Califórnia – PR.

2. Projeto de Lei nº 40/2023: Acrescenta ao Perímetro Urbano de Califórnia o imóvel denominado "PARTE DO LOTE DE TERRAS Nº 183-D", com 64.407,87 m2, situado na Gleba Barra Nova, Município de Califórnia.

Também em primeira discussão, foi apresentado o Projeto de Lei nº 39/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir um imóvel urbano no Município de Califórnia-PR. A Comissão de Justiça, Redação e Ética apresentou uma Emenda Modificativa ao referido projeto, no artigo 4º, que foi aprovada por unanimidade de votos. O Projeto de Lei nº 39/2023, com a Emenda, foi aprovado por unanimidade de votos, através do voto nominal.

Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, através do voto simbólico, o Projeto de Lei nº 37/2023, que autoriza a adesão do Município de Califórnia ao Consórcio Público Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná – CIDCENTRO.

Além disso, foram aprovados por unanimidade de votos os Requerimentos nº 19/2023, de autoria da vereadora Geisa, e nºs 20 e 21/2023, de autoria do vereador Paulo.

No momento das Considerações Finais, o vereador Ronaldo parabenizou a organização da Festa Julina realizada na Escola Califórnia, destacando a importância do evento e mencionando que foi aprovado o Projeto de Lei para a contratação dos monitores educacionais que estão em falta nas escolas, mas ainda não foram chamados para o trabalho. Ele expressou preocupação com a presença de estagiários nas salas de aula.

Ainda nas Considerações Finais o Vereador José Carlos(Tefo), cumprimentou a todos que estão acompanhando atentamente os trabalhos desta sessão legislativa. E com grande preocupação trouxe à discussão uma questão que considera de extrema importância: o tratamento dispensado aos nossos idosos quando são levados a Londrina para receberem cuidados médicos, pois o atendimento termina meio dia, mas passam por Arapongas para pegar outros pacientes que foram deixados lá para consulta e algumas vezes retornam para Califórnia só a noite. Isto é desumano, não se deve tratar assim os idosos só para economizar. Na verdade, não economiza, porque ao deixá-los em Londrina e retornar para Califórnia, tem maior gasto que se esperasse até o meio dia e os trouxesse. Se em Arapongas não tivesse concluído, depois retornaria apenas até Arapongas. Portanto pede que o Secretário de Saúde reveja este atendimento.

vereador Carlos Eduardo Krupniski Gasparetto como presidente desta Casa Legislativa, cumprimentou a todos os presentes e expressou sua gratidão a todos que têm acompanhado os trabalhos da Câmara. Aproveitou esta oportunidade para reiterar o convite a todos para a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Califórnia, que ocorrerá amanhã, às 13h00, no Centro da Melhor Idade. Além disso, também convidou a todos para o Culto de Ação de Graças em comemoração ao aniversário do Pastor Emerson, que acontecerá no próximo dia 11, às 19h00.

Parabenizou as Escolas Alegria do Saber e Escola Califórnia, bem como suas diretoras, coordenadoras, professores e demais funcionários, pelo trabalho realizado. Também expressou seus parabéns aos funcionários do pátio e ao Professor Rivelino, responsável pela narração do bingo. Graças aos esforços conjuntos de todos os envolvidos, a Festa Julina foi um verdadeiro sucesso.

Agradeceu ao senhor prefeito pela receptividade e por sua disposição em atender a uma demanda importante para a Câmara Municipal. Após uma conversa amigável que tivemos, o prefeito se comprometeu a adquirir o terreno ao lado da Prefeitura para que possamos construir nossa sede própria. Essa é uma necessidade e um sonho não apenas desta Legislatura, mas também das Legislaturas anteriores. Portanto, meu sincero agradecimento ao senhor prefeito por sua compreensão e apoio nessa questão.

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal está agendada para o dia 10 de julho às 19:00 horas e será aberta ao público.

Confira a gravação na íntegra: 21ª Sessão Ordinária de 2023