Histórico de Califórnia

por Interlegis — publicado 02/10/2015 14h45, última modificação 22/07/2022 11h04
História do Município de Califórnia.

Califórnia foi fundada pelo engenheiro civil Alberto Le Villie Du Plessis, de nacionalidade Francesa, auxiliado pelo topógrafo Minotti Bolinelli, que comprou a maioria dos lotes no município.

Em 1942 estes pioneiros iniciaram os trabalhos de derrubada das matas e demarcação dos terrenos, iniciando o povoamento da zona urbana principalmente com colonos mineiros que migravam para o novo patrimônio. Quando o Dr. Alberto e o Minotti chegaram aqui, a zona rural já tinha a agricultura desenvolvida e produzia em grande quantidade feijão, milho e arroz, e isso atraiu os primeiros moradores, pois diziam que aqui “dava dinheiro a rodo”, e “era bom para se viver”.

O Sr. Minotti Bolinelli no decorrer do tempo foi vendendo suas propriedades, fez doação de algumas terras, inclusive a da Igreja Matriz, e por fim em meados da década de 60 foi embora com a família para Curitiba. A origem da denominação Califórnia está relacionada ao Estado da Califórnia dos Estados Unidos da América. Pois o engenheiro Alberto Le Villie Du Plessis identificava a paisagem local muito parecida com a paisagem do estado americano e daí originou-se a denominação dada ao Município.

O município de Califórnia faz parte da rica história de colonização do norte pioneiro paranaense. História essa protagonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná Plantations, de capital inglês, que no início do século XX acabava por fundar a cidade de Londrina e mais dezenas de cidades nos limites de suas terras. Nesta época devido ao solo fértil trabalhavam quase que exclusivamente com o plantio de café, período esse conhecido como “ouro verde”. Porém café não era o forte o Califórnia, a agricultura era baseada na “lavoura branca”, ou seja, arroz, feijão, milho, etc.

O começo do povoado se deu em 1942,sendo que as primeiras casas foram contruídas onde hoje passa a BR-376, no trecho denominado avenida Ponta Grossa.

Em 1949 o povoado foi elevado a categoria de distrito de Araruva (atual Marilândia do Sul). Pela lei nº 253 de 26 de novembro de 1954, foi elevado a categoria de município, sendo instalado oficialmente em 17 de dezembro de 1955.

Após a emancipação venceu o pleito eleitoral para prefeito, sendo empossado em 17 de dezembro de 1955. SILVIO PEDRA RAMOS, nascido em 25.05.1913, residiu por vários anos em nosso município atuando como farmacêutico formado, atendendo toda a população, inclusive partos naturais e faleceu em 01.03.1985em Jundiaí SP, sendo seu corpo transladado para ser sepultado em Califórnia.

Califórnia faz parte da AMUVI (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e está em sua totalidade dentro do Terceiro Planalto Paranaense. As fronteiras do município são apenas duas: ao norte Apucarana e ao Sul Marilândia do Sul. A extensão geográfica do município, segundo o IBGE, é de 142,09 km² e Califórnia fica a 345,70 km da capital Curitiba.
         A população do Município de Califórnia, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE – 2010 são 8.069 habitantes. O santo padroeiro do município é São Francisco de Assis, comemorado em 04 de outubro.

Comemorava-se o aniversário da cidade em 17 de dezembro (17 de dezembro de 1955 – instalou-se oficialmente o Município), mas a partir da Lei Municipal 383/84 passou a ser comemorado no dia 26 de novembro (26 de novembro de 1954 – elevado à categoria de Município pela Lei nº 253).

O turismo ainda não possui expressão em Califórnia, mas é uma provável potencialidade para geração de renda. Através da potencialização de recursos naturais e humanos poderá se obter uma expressão nessa área que permita atrair recursos para o município. Uma boa alternativa é aproveitar o Parque Municipal para/ atrair o turismo para o município.

Veja também Histórico Político de Califórnia.